VÍDEO: capivara fica presa por 4 dias em penhasco de trilha e é resgatada por helicóptero em Florianópolis
17/07/2025
(Foto: Reprodução) Capivara presa em penhasco é resgatada de helicóptero em trilha de Florianópolis
Uma capivara que estava presa há cerca de quatro dias em um penhasco de uma trilha de Florianópolis foi resgatada de helicóptero na tarde desta quinta-feira (17). O local é próximo a onde um turista argentino foi encontrado morto no final de maio.
Segundo o comandante do 1º Batalhão da PM Ambiental, Carlos Eduardo Rosa, o resgate é complexo e a principal dificuldade foi que a trilha que é bastante íngreme.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Capivara é imobilizada para ser colocada em helicóptero durante resgate em Florianópolis
PMA/Divulgação
Os policiais foram chamados na segunda (14) e não há informações sobre desde quando a capivara está no penhasco ou a altura em que ela está presa. A trilha está interditada, segundo a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram).
A capivara estava na chamada Trilha da Caverna, entre o Pântano do Sul e a Lagoinha do Leste. O animal foi avistado pela primeira vez por um profissional que realizava trabalhos de mapeamento na região.
" O local onde a capivara caiu é meio que inacessível. Tu não consegues chegar ali. Na terça [15], já encaminhamos uma equipe para verificar a possibilidade de resgate, mas não conseguimos até por conta da falta de equipamento, de efetivo", declarou Carlos.
Não há informações precisas sobre como a capivara chegou a esse local, mas o comandante afirmou que a espécie está no próprio habitat.
"Como é um local de bastante vegetação, também é um local meio ermo, então o animal selvagem acaba transitando nesses locais. Como é bastante íngreme, ela acabou caindo ali, mas é o local natural dela. Ela está disseminada por todo o litoral".
VÍDEO: capivara presa há 4 dias em penhasco de trilha é resgatada de helicóptero em Florianópolis
CBMSC
Resgate
Capivara fica presa em penhasco de trilha em Florianópolis
O resgate foi feito pela PM Ambiental em conjunto com o Batalhão de Aviação da corporação. O helicóptero levou a capivara até a Praia do Pântano do Sul.
De lá, ela seguiu de carro até o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetas), onde receberá os cuidados necessários, informou a PM Ambiental.
Morte de turista argentino
Em 15 de maio, o turista argentino José Maria Alday, de 70 anos, saiu da casa de um amigo para caminhar e desapareceu. O corpo dele foi encontrado 10 dias depois na trilha entre o Pântano do Sul e a Lagoinha do Leste.
Na ocasião, a vítima foi retirada de uma área de encosta em uma ação complicada que contou com o uso de rapel e helicóptero.
Em 2023, outra morte já havia sido registrada no local, de um homem de 29 anos. Ele sofreu uma queda de 15 metros em um costão enquanto fazia trilha na praia do Pântano do Sul, em 21 de janeiro. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima foi encontrada entre as pedras em uma área de difícil acesso (assista no vídeo abaixo).
Homem morre ao cair de paredão de 15 metros em trilha de Florianópolis
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias